sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Capítulo 1 - A Terra e os seus subsistemas em interacção


Subsistemas Terrestres

A Geologia procura o conhecimento da natureza dos materiais terrestres e dos processos dinâmicos verificados no planeta Terra. Numa perspectiva sistémica, pode considerar-se a Terra como um sistema fechado, uma vez que as únicas trocas significativas efectuadas com o universo envolvente correspondem a trocas de energia, sendo desprezáveis as trocas de matéria.

Interacção de subsistemas

Globalmente, a Terra pode considerar-se um sistema composto, resultado da interacção de vários subsistemas: a hidrosfera, que integra toda a água existente à superfície terrestre, no estado sólido (criosfera), líquido e gasoso; a atmosfera, de natureza essencialmente gasosa, que envolve todo o globo terrestre e é constituída por uma mistura de gases que integra fundamentalmente azoto, oxigénio, dióxido de carbono e vapor de água; a biosfera, que integra todos os seres vivos existentes na Terra, bem como toda a matéria orgânica que ainda não foi decomposta; e a geosfera, que corresponde à parte superficial sólida da Terra bem como às várias camadas do seu interior que se diferenciam quer quimicamente, quer sob o ponto de vista físico.

O equilíbrio global da Terra depende da interacção entre os subsistemas que a constituem. No seu conjunto, qualquer alteração num dos subsistemas pode afectar os restantes.