sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Capítulo 1 - A Terra e os seus subsistemas em interacção

Sistema é um conjunto organizado de elementos em interacção. Esses elementos incluem matéria e energia. Quando se verificam alterações de matéria e energia o sistema diz-se dinâmico. Um sistema é aberto quando ocorrem trocas de matéria e energia com o meio; é fechado quando apenas há trocas de energia, não se verificando trocas de matéria.

A Terra constitui um sistema dinâmico, no qual ocorrem trocas de energia com o exterior, mas cujas trocas de matéria não são significativas. Considera-se, por isso, um sistema quase fechado. As fontes de energia do sistema Terra são a energia solar incidente e a energia interna.



O sistema Terra é constituído por subsistemas que interagem uns com os outros de um modo definido e previsível. Esses subsistemas são: - A geosfera, constituída pela massa sólida da Terra. - A atmosfera, invólucro gasoso que rodeia a Terra. - A hidrosfera, massa total de água líquida à superfície do planeta. - A biosfera, que inclui todos os seres vivos. - A criosfera, constituída pelas massas de gelo.



Como se pode ver neste esquema:



O ciclo da água é um exemplo da interacção entre os vários subsistemas da Terra. Uma alteração num dos subsistemas causa, necessariamente, uma alteração no sistema global, pelo que o estudo da Terra como sistema é importante na com-preensão e previsão dessas alterações