quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Capítulo 2, Tema 1. Formação do Sistema Solar

Antes de Tudo, deixo-vos aqui uns videos sobre o Sistema Solar :





O sistema solar é constituído por oito planetas principais, por planetas anões, por planetas secundários, cometas, asteróides e por uma estrela que dá o nome ao sistema, o Sol. O nosso sistema solar pertence a uma organização planetária superior, a galáxia Via Láctea ou Estrada de Santiago, uma das muitas galáxias que constituem o Universo.

As dificuldades encontradas no estudo do Universo têm forçado os investigadores espaciais a desenvolver novos materiais, novas formas de ter acesso ao Universo. Os telescópios, que permitem estudar os planetas do sistema solar, as naves espaciais, que permitem transportar pessoas e materiais para o Espaço, as sondas, que permitem recolher dados científicos, as estações espaciais, que permitem um maior tempo de contacto entre pessoas e o espaço onde se encontram, são algumas das tecnologias que se têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos como forma de aumentarmos os conhecimentos sobre o Universo e, em particular, sobre o sistema solar.

A Astrofísica e a Astrogeologia são, por este motivo, duas das ciências que mais têm evoluído nos últimos anos.


Uma das maiores dificuldades encontradas neste processo de busca do conhecimento tem sido a grande distância a que qualquer um dos corpos celestes se encontra da Terra. As distâncias são tão grandes que as unidades terrenas são insuficientes, pelo que foi criada uma nova unidade, o ano-luz. Um ano-luz corresponde à distância percorrida num ano por um raio luminoso viajando à velocidade de 300 000 km/s, ou seja, cerca de 9 biliões de quilómetros.