quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Intervenção do Homem nos diversos subsistemas

O crescimento populacional da espécie humana e o desenvolvimento económico e tecnológico têm como consequência um aumento da exploração dos recursos naturais.

Recursos naturais são elementos constituintes da Terra com utilidade para o Homem, no sentido de permitir a sua sobrevivência e o desenvolvimento da civilização.Os recursos naturais podem ser renováveis e não renováveis.


Os recursos não renováveis formam-se a um ritmo muito lento, de tal modo que a taxa da sua reposição pela natureza é infinitamente menor que a taxa do seu consumo pelas populações humanas. São recursos finitos.


Os recursos renováveis são ciclicamente repostos pela Natureza, num intervalo de tempo compatível com a duração da vida humana.

No quadro seguinte encontram-se representados os principais recursos naturais explorados pelo Homem

O aumento da exploração de recursos naturais é acompanhado pelo aumento da produção de resíduos. A poluição pode afectar o solo, o ar e a água. A transformação de materiais residuais, usados ou inúteis, em materiais de novo rea-proveitáveis, constitui o objectivo da reciclagem.


O aumento demográfico, a desertificação de certas áreas e a poluição de outras levam a uma maior ocupação de áreas de risco geológico por populações humanas que assim ficam sujeitas, com maior probabilidade, a desastres geológicos como: erupções vulcânicas, deslizamento e subsidência de terrenos, sismos, maremotos, inundações e impactos de meteoritos.


Desenvolvimento sustentável é um modelo de desenvolvimento que vai ao encontro das nossas necessidades no presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Para o conseguir, é necessária uma melhor gestão ambiental, nomeadamente através das seguintes medidas:


**redução de impactes ambientais negativos;
**ordenamento do território;
**recuperação de áreas degradadas;
**redução da produção de resíduos e reciclagem;
**utilização de subprodutos;
**conservação do património geológico.