terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Animais em Vias Extinção

LINCE IBÉRICO

Considerado o felino mais ameaçado do mundo, está classificado como espécie em perigo de extinção pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e IUCN. Entre as principais ameaças podem destacar-se a destruição dos habitats, para além da caça.



TIGRE

Dos 100 mil tigres existentes, restam actualmente menos de 7 mil exemplares em liberdade. A caça é a principal responsável pela diminuição da espécie. Isto porque tudo serve para fazer comércio, desde os ossos deste grande felino até à sua pele.



Entre muitos outros... :(

O único inimigo do homem é ele próprio. É o único animal existente à face da terra capaz de destruir em segundos o que levou séculos a construir. Para seu próprio desenvolvimento e conforto e, sem avaliar as consequências, utiliza todos e quaisquer recursos.
A destruição de florestas, a utilização de pesticidas, a extracção e uso de combustíveis não só contribui para a destruição da camada de Ozono prejudicando o efeito de estufa, alterando assim o aquecimento global, como também destrói o habitat de inúmeras espécies de animais e como se não bastasse, ainda pratica a caça furtiva.
São estes factores fonte de preocupação a nível mundial.