terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Vulcanismo Secundário



O vulcanismo atenuado, também chamado vulcanismo residual ou vulcanismo secundário, corresponde à existência de fenómenos associados ao vulcanismo (depois ou entre fases da actividade eruptiva) , mas sem a emissão de lavas ou piroclastos.

A emissão de gases (ricos em enxofre ou dióxido de carbono) e de vapor de água a elevadas temperaturas são exemplos de fenómenos de vulcanismo secundário, resultando as elevadas temperaturas destes fenómenos da acção de magmas ainda presentes na câmara magmática ou do arrefecimento da câmara magmática esvaziada. Destas manifestações podem-se referir as nascentes de águas termais, os géiseres e, dependendo do gás emanado através das fissuras, as fumarolas, as sulfataras e as mofetas, dentro da actividade fumarólica.



Os fenómenos de vulcanismo secundário são importantes meios de acesso ao calor armazenado no interior da Terra. Este calor constitui uma importante fonte de energia geotérmica e o seu aproveitamento depende da temperatura de emergência do fluido.