terça-feira, 10 de março de 2009

Organização molecular da membrana

Estudos bioquímicos revelaram que os componen­tes mais abundantes das membranas celulares são fosfolípidos e proteínas; por isso, costuma-se dizer que elas têm constituição lipoprotéica. Além desses com­ponentes, as membranas das células animais também apresentam colesterol na sua constituição.

Modelo do mosaico fluido


Pesquisas mostraram que as moléculas de fosfolípidos da membrana plasmática dispõem-se lado a lado, como pessoas numa multidão.
Os fosfolípidos deslocam-se continuamente, mas sem perder o contacto uns com os outros, como se danças­sem trocando de par o tempo todo, o que confere grande dinamismo às membranas biológicas.
As proteínas da membrana estão incrustadas na du­pla lâmina de fosfolípidos como se fossem "pedrinhas" de um mosaico. Algumas proteínas estão aderentes superficialmente à membrana, enquanto outras se encon­tram totalmente mergulhadas na estrutura homogénea dos fosfolípidos, atravessando a membrana de lado a lado; além disso, elas podem movimentar-se paralela­mente ao plano da membrana.
Essa explicação para a estrutura da membrana plasmática, comparável a um mosaico molecular em constante modificação, foi pro­posta originalmente pelos investigadores S. Singer e G. L. Nicholson, em 1972 e apropriadamente chamada de modelo do mosaico fluido