Se mergulhássemos uma de nossas células em água pura, ela absorveria água sem controle, inchando até estourar.
Por outro lado, se uma de nossas células fosse mergulhada em uma solução altamente concentrada de sacarose, por exemplo, ela perderia água e murcharia.
Como se explicam esses fenómenos?
A explicação para ambas as situações é a osmose, um caso especial de difusão em que apenas a água (o solvente das soluções biológicas) se difunde através da membrana semipermeável das células.
Vejamos porque isso ocorre. O Citoplasma é uma solução aquosa, em que a água é o solvente e as moléculas dissolvidas no citosol (glicídos, proteínas, sais etc.) são os solutos. Quando uma de nossas células é colocada em água pura, a concentração externa desse solvente é necessariamente maior que a no interior da célula, em que a água divide o espaço com as moléculas de soluto citoplasmáticas.
Consequentemente, a água tende a se difundir em maior quantidade para o interior celular que no sentido inverso, fazendo a célula inchar. É só a água que se difunde porque a membrana plasmática, sendo semipermeável, impede ou dificulta a passagem de solutos, mas permite a livre passagem de moléculas de solvente.
Essa difusão apenas de água através da membrana caracteriza o fenómeno da osmose.
Se a célula for colocada numa solução muito concentrada de sacarose haverá maior difusão de água de dentro para fora da célula, fazendo-a murchar.
A explicação é que o meio externo, por ser altamente concentrado em solutos, apresenta quantidade relativamente menor de água e esta tende a sair em maior quantidade da célula.
Quando se comparam duas soluções quanto à concentração, diz-se que a solução mais concentrada em solutos é hipertónica (do grego hyper, superior) em relação a uma outra, denominada solução hipotónica (do grego hypo, inferior). Quando duas soluções apresentam a mesma concentração de solutos, elas são consideradas isotónicas (do grego iso, igual, semelhante).
Na osmose, portanto, a difusão da água é mais intensa da solução hipotónica para a hipertónica.
As células de nosso corpo são banhadas por uma solução isotónica proveniente do sangue, na qual a concentração total de solutos equivale à concentração interna dos solutos citoplasmáticos.