terça-feira, 10 de março de 2009

Transporte passivo - Difusão simples

Muitas substâncias entram e saem da célula espon­taneamente por um processo chamado difusão simples.



A difusão é explicada pelo facto de todas as partículas mate­riais (átomos, moléculas, iões, etc.) estarem em constante movimento. Devido a essa movimentação contínua e ca­sual, as partículas tendem a se espalhar, isto é, a se difun­dir. A difusão sempre ocorrerá da região em que as partí­culas estão mais concentradas (isto é, em quantidade rela­tivamente maior) para regiões em que sua concentração é menor. Por exemplo, quando uma gota de leite é colocada em numa chávena de café, as partículas de leite espalham-se espontaneamente para as regiões em que sua concentra­ção é baixa, isto é, para o café ao redor. O mesmo ocorre com as partículas de café, que invadem a gota de leite. O resultado dessa difusão será que as partículas de leite fi­carão homogeneamente espalhadas entre as de café e sua concentração será a mesma em todos os pontos da chávena.

Há duas condições para que as partículas de uma substância entrem ou saiam da célula por difusão:

1a) a membrana deve ser permeável a essa substância;

2a) deve haver diferença na concentração da substância dentro e fora da célula. Por exemplo, a entrada de gás oxigénio (02) nas nossas células ocorre por difusão simples. Como as células estão sempre consumindo 02 durante a respiração a concentração desse gás no interior celular é sempre baixa.

Por outro lado, no líquido que banha as célu­las, proveniente do sangue, a concentração de oxigénio é relati­vamente mais alta, pois esse gás é continuamente absor­vido pelo sangue que passa pelos pulmões. Como a mem­brana plasmática é permeável às moléculas de oxigénio, esse gás simplesmente difunde-se para dentro das células.
Também por difusão simples, o gás carbónico (C02) faz o caminho inverso. As células estão sempre produ­zindo CO2 na respiração, o que faz com que a concentra­ção desse gás seja sempre maior no interior da célula que no meio externo. Por isso, o C02 difunde-se das cé­lulas para a corrente sanguínea. Quando o sangue passa pelos pulmões, as moléculas desse gás difundem-se para o ar e são eliminadas do corpo.